Central de Atendimento: 0800.772.6995

Listamos abaixo as perguntas e respostas mais frequentes sobre vários assuntos que irão ajudá-lo a esclarecer eventuais dúvidas. Confira:

Como solicitar uma nova ligação ou aumento de carga?

Para o serviço de ligação nova ou aumento de carga, são necessários alguns pré-requisitos técnicos e apresentação de uma lista de documentos. Esse serviço poderá ser solicitado por E-mail ou feito através do SAC 0800.772.6995, seguindo os procedimentos estabelecidos. Clique aqui para saber.

Como colocar minha conta de luz em débito automático?

Você deve procurar um dos bancos autorizados com uma cópia da sua conta de luz em mãos e solicitar ao responsável o cadastramento em débito automático.

Como solicitar religação de energia elétrica cortada?

Você pode ligar em nosso SAC 0800.772.6995 em horário comercial e verificar as contas de luz pendentes de pagamento. Em seguida, escolher uma das opções entre Religação Normal ou de Urgência. O valor correspondente ao serviço de religação lhe será informado imediatamente e cobrado na próxima conta de luz a ser emitida.

Como obter a 2ª via da conta de luz e histórico de consumo?

Clique aqui e obtenha sua 2ª via de sua conta de luz e histórico de consumo. Informe o número do SEU CÓDIGO que consta na parte superior da conta e o seu CPF ou CNPJ. Caso prefira, pode entrar em contato com a nosso SAC 0800.772.6995.

Como receber mensalmente minha conta de luz por e-mail?

Ao invés de receber sua conta de luz pelo correio, você pode receber mensalmente suas próximas faturas por E-mail. Ao fazer esta opção, as faturas não serão mais encaminhadas impressas em papel, e você também estará evitando atrasos no recebimento. É mais prático, grátis, seguro e você ainda contribui com o meio ambiente. Cadastre-se aqui

Como proceder para alterar a titularidade (nome na conta de luz)?

Antes de entrar em contato com nosso SAC, tenha em mãos o código da unidade consumidora envolvida ou nº do medidor (relógio).  Estas informações constam da própria conta de luz. Clique aqui e conheça os pré-requisitos para a alteração da titularidade.

Como solicitar o desligamento definitivo da energia?

Efetuar o pagamento de todas as contas de luz pendentes já emitidas. Após, entre em contato com o nosso SAC 0800.772.6995, e solicite o desligamento.

Por que acontece o corte do fornecimento de energia?

Acontece por 2 motivos principais:
1 – instalações elétricas inadequadas ou precárias, que coloquem em risco o patrimônio ou seres humanos;
2 – o motivo mais comum é o corte por falta de pagamento após o prazo estabelecido pela legislação, cuja data limite é informada antecipadamente e em destaque (cor amarela) na conta de luz. Normalmente 30 dias após a data de vencimento da conta de luz, a unidade consumidora está sujeita ao corte. Lembrando que pode haver mais de uma conta de luz pendente de pagamento, por isso, na dúvida, consulte a Cemirim, ou acesse o link da 2ª via de conta de luz e verifique suas faturas em aberto.

Por que é feita a cobrança de taxa mínima quando não existe consumo de energia?

Esta taxa mínima, na verdade, é denominada “custo de disponibilidade”. Para cada tipo de ligação (monofásica, bifásica ou trifásica) existe uma quantidade mínima de consumo (kWh) que é cobrada, conforme segue:
Monofásica – 30 kWh
Bifásica – 50 kWh
Trifásica – 100 kWh
Portanto, se os consumos mínimos mencionados não forem atingidos no decorrer do mês, a conta será faturada com os respectivos valores. Trata-se de uma regulamentação estabelecida pela ANEEL e válida para todas as distribuidoras de energia.

O que é COSIP?

COSIP é um valor cobrado dos munícipes para custear as despesas com a iluminação existente nas praças, ruas e demais espaços públicos. Nestas despesas não entram somente a energia consumida nesses locais, mas também a ampliação e manutenção da rede elétrica com as estruturas que compõem o serviço, tais como postes, transformadores e etc. A cobrança da COSIP na conta de luz é uma decisão das Prefeituras Municipais, através de lei municipal aprovada, e a Cemirim apenas arrecada os valores e os repassa ao município.

Como posso acompanhar e controlar meu consumo de energia elétrica?

Existem alguns modelos de medidores de energia elétrica: analógico (ponteiros), ciclométrico e eletrônico digital. Para fazer a leitura e controlar o seu consumo no decorrer do mês clique aqui, e saiba mais.

Como é feita a cobrança do ICMS na conta de luz?

O ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um tributo estadual, portanto suas alíquotas (percentual %) são estabelecidas pelo Governo de cada Estado. Cada tipo de ligação e quantidade de consumo de energia tem uma alíquota diferenciada. A Cemirim tem o papel apenas de agente arrecadador do ICMS, repassando os valores mensalmente ao Governo do Estado. Saiba mais, clicando aqui.

Quem tem direito a isenção de ICMS?

Têm direito a isenção produtores rurais de São Paulo, portadores do CADESP (Cadastro de Contribuintes do ICMS), em suas faturas de energia elétrica, mediante a algumas regras.
Saiba mais, clicando aqui.

Devo desligar os aparelhos elétricos durante tempestades?

Preferencialmente, sim. Isso devido o risco de raios ou descargas atmosféricas atingirem as instalações elétricas e provocarem danos nos aparelhos. Saiba mais, clicando aqui.

Como solicitar ressarcimento de danos em aparelhos elétricos?

Os aparelhos elétricos estão sujeitos a sofrer danos por eventuais falhas no fornecimento de energia elétrica. Caso isso ocorra, o consumidor tem direito de solicitar o ressarcimento dos danos ocorridos. Antes de efetuar o reparo no aparelho elétrico, o consumidor deve consultar a Cemirim e solicitar uma inspeção técnica no aparelho. Para saber mais detalhes sobre o procedimento necessário, clique aqui.

É importante salientar que, o pedido de ressarcimento será analisado conforme as regras e procedimentos legais estabelecidos. Se o pedido for analisado como procedente e aprovado pela Cemirim, o consumidor será devidamente ressarcido pelos danos provocados.

O que fazer se pagar a conta de luz em duplicidade?

Se uma conta for paga em duplicidade, a Cemirim fará a devolução do valor pago na primeira conta subsequente a esse pagamento. Caso seja do seu desejo receber o valor adicional pago em conta corrente, envie sua solicitação para o E-mail sac@cemirim.com.br com o comprovante de pagamento e a formalização do pedido. Esta devolução somente poderá ser efetuada em nome do atual titular da conta de luz.

O consumidor é responsável pelo padrão de medição de energia elétrica?

O padrão de medição ou entrada de energia elétrica, é a estrutura onde fica instalado o medidor (relógio) e o disjuntor ou fusível de proteção geral das instalações internas do consumidor. Como abrigam itens importantes, os padrões de medição devem estar de acordo com as normas técnicas e em bom estado de conservação.

A norma técnica da Cemirim (NC 01-2) define a especificação técnica do conjunto de itens e aspectos construtivos do padrão de medição.

A responsabilidade pela instalação e conservação/cuidados do padrão de medição é do próprio consumidor, muito embora o medidor de energia elétrica seja de propriedade da Cemirim. Importante ressaltar que após o Ponto de Entrega a responsabilidade das instalações elétricas também é do consumidor.

Ponto de entrega: conexão do sistema elétrico da distribuidora com a unidade consumidora e situa-se no limite da via pública com a propriedade onde esteja localizada a unidade consumidora.

Para maiores detalhes e esclarecimentos, clique aqui

O que significa o termo “gato” na distribuição de energia?

O termo “gato” é o ato de desviar ou furtar energia elétrica pelo consumidor. Esse procedimento está classificado como crime no Código Penal Brasileiro. A pena para esses crimes é de 1 a 4 anos de reclusão, bem como o responsável fica sujeito ao pagamento de todo o consumo de energia desviada ou furtada. Toda energia desviada acaba sendo paga via tarifa de energia pelos demais consumidores que pagam corretamente o seu consumo. Caso você desconfie de algum desvio de energia, ligue para nosso SAC 0800.772.6995 e a Cemirim irá investigar, mantendo a sua identidade em sigilo. Saiba mais, clicando aqui.

Tarifa Social. O que é e como obter esse benefício na conta de luz?

A TSEE – Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício social criado pelo Governo Federal para beneficiar as e famílias de baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, dependendo da quantidade da energia elétrica consumida. Para indígenas e quilombolas o desconto pode ser de até 100%.

Quem tem direito a tarifa social?

1) Famílias inscritas no “Cadastro Único” para Programas Sociais do Governo Federal e com renda mensal de até meio salário mínimo nacional (renda familiar por pessoa), ou;

2) Com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos e seja portador de doença que necessite manter equipamentos médicos elétricos em funcionamento de forma contínua, ou;

3) Pessoa que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).

Para atualização do Cadastro Único procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da prefeitura de sua cidade e para atualizar o BPC procure o INSS.
Importante observar que, após concedido o benefício, anualmente o consumidor deverá comprovar junto a CEMIRIM o atendimento dos critérios estabelecidos para continuar tendo direito a Tarifa Social.
Enfim, com a documentação devidamente atualizada, leve o número do NIS (Número de Identificação Social) ou do NB (Número do Benefício) no caso do BPC, entre em contato com a CEMIRIM por meio do 0800 772 6995 ou no atendimento presencial em nossa agência, na Rua José de Freitas, 350 – Jardim Nazareth – Mogi Mirim – CEP 13806-615.