Existem alguns modelos de medidores de energia elétrica: analógico (ponteiros), ciclométrico e eletrônico digital. No modelo analógico existem quatro ou cinco círculos semelhantes a um relógio, cada um deles com um único ponteiro (modelo da figura acima). Para fazer a leitura do consumo, basta verificar em cada círculo o número que o ponteiro mostra. A leitura é feita da esquerda para a direita e indica a milhar, centena, dezena e unidade de consumo.
Se o primeiro relógio estiver marcando o número 4 (quatro), por exemplo, esse será o valor da milhar. A dúvida poderá surgir no caso de o ponteiro estar entre dois algarismos. Nesse caso, opte sempre pelo algarismo menor. Quando o ponteiro estiver entre o 9 (nove) e 0 (zero) deve ser considerado o nove para efeito de leitura. O medidor ciclométrico apresenta os algarismos digitais. O número mostrado é o valor da leitura.
A sugestão é anotar o consumo em um dia e horário determinado. No dia seguinte, no mesmo horário, fazer a leitura novamente e então, subtrair o primeiro valor do segundo e chegar ao consumo em 24 horas (um dia completo). Se o consumo de um dia for aproximadamente o mesmo durante um mês, então basta multiplicar o resultado por 30 (trinta) dias, obtendo-se o consumo mensal estimado. Confira nossas dicas de economia de energia, clicando aqui.
Observação: Na conta de luz é comum os usuários observarem apenas o seu valor final, em R$ (reais). É importante também acompanhar e controlar o consumo, indicado em “kWh”. O produto ou multiplicação do consumo (kWh) pela tarifa (R$/kWh) resulta no valor da conta de luz, incluindo-se os impostos. Entenda sua conta de luz, clique aqui.
—
Veja também outras dicas da Cemirim
- Economia de energia
- Dicas sobre eletricidade e iluminação
- Como acompanhar e controlar o consumo de energia
- Dicas de segurança
- Analise o seu consumo de energia
- Aterramento elétrico
- Dicas para evitar queima de aparelhos
Para eventuais dúvidas, ligue para nosso SAC 0800.772.6995