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Tarifa Branca

TARIFA BRANCA  (Resolução Normativa ANEEL no. 733/2016)

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

  • O que é a Tarifa Branca ?

Trata-se de uma modalidade tarifária para os consumidores do grupo B (baixa tensão), a qual tem valores diferentes por períodos do dia, ou seja:

Horário de Ponta (H.P):  18:00 às 21:00  SE HOL  ou  17:30 às 20:30 demais regiões (3 horas)

Horário Intermediário :   Intervalo de 1 hora antes do início H.P. e 1 hora após término H.P.

Horário Fora de Ponta:    demais 19 horas do dia

Tarifas dos períodos Ponta e Intermediário – 2ª.  a  6ª. feira, exceto nos Feriados Nacionais.

Sábado, Domingo e Feriados Nacionais é aplicada apenas a Tarifa Fora de Ponta (mais barata)

Nota.:  Não tem direito a Tarifa Branca os consumidores beneficiados pela “Tarifa Social” ou Baixa Renda  e  também os classificados como Ilum. Pública.

Inicialmente, em 2018, essa opção tarifária pode ser aplicada apenas para consumidores já ligados com consumo médio anual acima de 500kWh.  A partir de 2019, poderão optar também pela Tarifa Branca os consumos com média mensal acima 250kWh.   A partir de 2020 não há limite para a opção. Para novas ligações ou novos consumidores, a opção é possível para qualquer consumo.

Nota.:  o medidor (relógio) tem que ser substituído por um novo adequado para a Tarifa Branca e o custo de substituição é de responsabilidade da Cemirim.

 

  • E se o consumidor optar pela Tarifa Branca e o valor da conta de luz aumentar ao invés de reduzir ?

A responsabilidade pela opção é exclusiva do consumidor.  Ele tem adaptar os hábitos de consumo, utilizando o menos possível os equipamentos elétricos nos períodos Intermediário e de Ponta, já que nestes horários o valor da tarifa é superior.  A Cemirim não tem como fazer qualquer simulação para análise prévia do consumidor, objetivando saber se a Tarifa Branca é interessante ou não.

 

  • Caso o consumidor opte pela Tarifa Branca e não tenha sucesso na redução do valor da conta de luz?

O consumidor poderá retornar a opção da Tarifa Convencional, ou seja, deve fazer esse pedido junto a Cemirim e aguardar a nova troca do medidor.

A conta de luz, mesmo com valor eventualmente superior devido a aplicação da Tarifa Branca, deve ser paga normalmente dentro do vencimento e prazos estabelecidos.

 

  • Qual o prazo para o atendimento do consumidor que optar pela Tarifa Branca ?

A princípio, o prazo é de até 30 dias desde o pedido do consumidor.  A data de troca para a Tarifa Branca será sempre a data da leitura.  Para retornar a Tarifa Convencional, o prazo máximo também é de 30 dias.  Nos casos de  ligações novas com Tarifa Branca, os prazos de ligação são os mesmos de qualquer outro novo consumidor, conforme estabelecido na Resolução Normativa 414/2010.

 

  • E se o consumidor que optou pela Tarifa Branca e retornou a Tarifa Convencional, desejar optar pela “segunda vez” pela Tarifa Branca ?

O consumidor terá que aguardar o prazo de 180 dias (centro e oitenta) para uma nova mudança para a Tarifa Branca.

 

  • O que o consumidor deve fazer antes de optar pela mudança p/ a Tarifa Branca ?

Antes de optar pela Tarifa Branca, é preciso que o consumidor faça uma análise sobre o seu perfil de consumo e os hábitos de utilização da energia elétrica ao longo do dia.

Para os consumidores residenciais, os aparelhos elétricos que mais contribuem com o consumo de energia no período de ponta são o chuveiro elétrico e os equipamentos de condicionamento ambiental, tais como ar-condicionado e aquecedores. Por apresentarem um elevado consumo de energia em comparação com os demais equipamentos, a possibilidade de utilizá-los no período de Fora de Ponta será fundamental para definir se a adesão à Tarifa Branca poderá ou não ser vantajosa para o consumidor.

 

PEDIDOS OU DÚVIDAS,  UTILIZAR O FONE  0800.772.6995  ou  sac@cemirim.com.br