Central de Atendimento: 0800.772.6995

Iluminação de Natal

Iluminação de Natal

Elaborar um Natal bonito, bem iluminado e festivo requer bom senso no uso da iluminação. O consumidor ao montar as belas luzes de Natal que tornam a festa ainda mais bonita, poderá exagerar e acabar sentindo o peso no bolso. Com isso, a conta de luz poderá chegar a ser um pouco mais elevada devido às centenas ou milhares de pequenas lâmpadas que formam a iluminação das fachadas e árvores.
O consumo de energia vai depender da quantidade de lâmpadas que serão utilizadas. Individualmente, cada pequena lâmpada incandescente usada nas decorações consome entre 1 e 5 watts, e normalmente os conjuntos que compramos vêm com 100 luzinhas, o que leva a gastar aproximadamente o mesmo que 5 lâmpadas de 100 W. Acesas de modo contínuo, podem fazer diferença na conta de luz no final do mês.
Outro cuidado importante é na montagem da árvore de Natal. Manuseie os objetos com cuidado e não deixe de observar os itens de segurança para evitar choques, curto-circuitos e incêndios. Para tanto, confira as seguintes dicas para se evitar riscos e também reduzir o consumo de energia:
Primeiramente desligue o circuito antes de fazer as instalações das luzes de Natal;
Prefira comprar produtos em lojas especializadas e que sejam certificados com o selo do Inmetro;
Se possível, utilize as lâmpadas LED, pois consomem menos energia;
Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis. Mantenha a árvore distante de objetos que possam pegar fogo, como tapetes e cortinas;
Evite benjamins e nunca sobrecarregue o circuito da tomada;
Não faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal;
Desligue as luzes sempre que for dormir, ao fim da noite;
Por último, mas não menos importante, é bom lembrar que crianças adoram decorações de Natal e sempre ficam empolgados com o clima natalino. Portanto tenha sempre um adulto por perto delas.


 

Veja também outras dicas:

SrMirinho