Central de Atendimento: 0800.772.6995

Ressarcimento de danos em equipamentos elétricos

Ressarcimento de danos em equipamentos elétricos

Orientação para solicitação de ressarcimento de danos em equipamentos elétricos

Para efetuar o pedido de ressarcimento, o cliente deve enviar uma correspondência conforme modelo disponibilizado abaixo, via Correios ou e-mail, ou ainda protocolando no sede da cooperativa:

Sede da CEMIRIM
Rua José de Freitas, 350
Jardim Nazareth – Mogi Mirim – SP
CEP 13806-615

Caso seja encaminhado por E-mail, anexe todas informações contidas no modelo de correspondência disponibilizado para o endereço: sac@cemirim.com.br.
Além disso, é imprescindível que o consumidor informe imediatamente a CEMIRIM sobre a ocorrência, diretamente no SAC 0800 772 6995, esclarecendo sobre o dano e o equipamento elétrico atingido.

Serão indeferidos (reprovados) os pedidos nas condições abaixo descritas, conforme previsto na Resolução Normativa Nº 414/2010 – Capítulo XVI da ANEEL:

Caso os equipamentos forem reparados/consertados sem aguardar a inspeção ou liberação pela CEMIRIM, com exceção para aparelhos elétricos utilizados para acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos;
Os casos que tenham sido feitos/protocolados há mais de 90 (noventa) dias da data da ocorrência;
Os casos que tenham ocorrido em unidades consumidoras com tensão de fornecimento igual ou superior a 2,3 kV;

A CEMIRIM agendará previamente a data de visita da inspeção dos equipamentos/aparelhos danificados, o que deverá ocorrer em até 10 (dez) dias corridos da data recebimento do pedido. O consumidor deverá permitir a citada inspeção por funcionários da CEMIRIM devidamente identificados, sob pena de não o fazendo, ter o seu pedido reprovado.

Após concluída a inspeção, a CEMIRIM irá analisar se há nexo causal entre o dano provocado e a ocorrência havida e comunicará o consumidor por escrito sobre o deferimento ou não do seu pedido. Para que seja aprovado o ressarcimento, é imprescindível que seja constatado pela CEMIRIM o dano ao equipamento elétrico e este dano tenha origem em algum tipo de perturbação no sistema elétrico da Cooperativa.

No caso de aprovação do pedido de ressarcimento pela CEMIRIM, o consumidor deverá apresentar 02 (dois) pareceres técnicos (laudos) e 02 (dois) orçamentos dos reparos. Os laudos e orçamentos devem ser feitos por empresas com CNPJ e legalmente constituídas.

Atenção: A solicitação deve ser realizada pelo titular ou representante legal da unidade consumidora (titular da conta de luz). Sendo assim, se a conta de luz não estiver em seu nome, você deve trocar a titularidade ou entregar para a Cemirim uma procuração com firma reconhecida.

Download do Formulário de Modelo de ressarcimento