Orientações sobre o que fazer quando faltar energia
Primeiro, é importante entender que a falta de energia ocorre, normalmente, devido às seguintes situações:
- Corte da unidade consumidora: devido falta de pagamento após o prazo estabelecido. É comunicado antecipadamente ao consumidor.
- Desligamento programado: é a interrupção de energia para melhoria e manutenção na rede elétrica da CEMIRIM. É comunicado previamente aos consumidores atingidos, via SMS e e-mail, com no mínimo 72 horas de antecedência. Consulte nossa agenda mensal aqui.
- Desligamento não-programado/acidental: geralmente ocasionados por tempestades, descargas atmosféricas, quedas de árvores, vegetação na rede, colisão de veículos em postes ou também por ligação clandestina (gatos) na rede elétrica da CEMIRIM.
- Interrupção momentânea: são as chamadas “piscadas”, as quais ocorrem em duração mínima.
- Interrupção no fornecimento: quando há a queda da energia.
Sabendo disso, a próxima etapa é verificar os seguintes itens:
- Os vizinhos também estão sem energia? Se falta energia apenas em sua residência, verifique o disjuntor do padrão de medição (relógio). Ele pode ter desligado automaticamente devido a uma sobrecarga na utilização de muitos equipamentos eletrônicos ao mesmo tempo. Basta ligá-lo novamente.
- Foi realizada alguma manutenção na rede interna da residência que possa ter ocasionado o problema?
- Percebeu alguma anormalidade próximo a residência? Exemplo: cabo da rede arrebentado, chave desarmada, árvore sobre a rede, etc.?
Atenção: Por segurança, na medida do possível, deixe os aparelhos elétricos desligados das tomadas até o retorno da energia.
Como informar a CEMIRIM sobre a falta de energia minha casa?
Você pode comunicar a CEMIRIM através do WhatsApp 0800 772 6995, ou acessando a nossa Agência Virtual, ou ligando para 0800 772 6995. Uma vez informado, a equipe da CEMIRIM irá trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.