Central de Atendimento: 0800.772.6995

CEMIRIM: Uma Cooperativa forte, em constante evolução

CEMIRIM: Uma Cooperativa forte, em constante evolução

No final da década de 1990 a CEMIRIM teve um aumento significativo em seu índice de crescimento de mercado, devido a um boom na venda de energia elétrica.  Esta evolução da receita possibilitou investimentos de recursos no aumento da qualidade do fornecimento e dos serviços, destacando a construção da Subestação de Holambra, em 2003, a reforma das linhas, a implementação de novas tecnologias na rede de distribuição e também na automação dos equipamentos existentes.

As melhorias resultaram em uma evolução significativa na qualidade dos serviços prestados aos cooperados e aos usuários da energia elétrica ligados à rede da CEMIRIM.

Para se ter uma idéia, no período entre 2003 e 2011, a Cooperativa investiu em redes e linhas uma média anual de R$ 3 milhões. Os investimentos permanecem sendo feitos e, em breve, a diretoria planeja ampliar o reforço da estrutura da Subestação, visando à melhoria contínua dos indicadores de qualidade, amparada por uma infraestrutura adequada para atender o crescimento do uso da energia na região onde está localizada.

“Existe a perspectiva de uma forte industrialização as margens da rodovia Ademar de Barros – SP340 e imediações, havendo a necessidade de planejarmos os investimentos com antecipação, para que não percamos essa oportunidade”, informou o engenheiro José Eduardo Quintana, Gerente Técnico da Cooperativa.

Quintana acredita ainda que estas obras são importantes na viabilização da segurança do sistema da CEMIRIM e na manutenção das redes e linhas. “Precisamos manter o sistema elétrico seguro por meio de reformas, reforços nas linhas e continuar investindo em novas tecnologias, para que possamos enfrentar com eficiência os futuros desafios e as crescentes expectativas e desejos dos usuários”. Ao longo dos anos a frequência das interrupções da distribuição – medida pelo indicador FEC – bem como a duração dos blecautes, em horas, medido pelo índice DEC, tiveram reduções significativas

Histórico anual do crescimento de consumo de energia elétrica na CEMIRIM, lembrando que 2008 e 2009 foi o período da crise financeira mundial, com origem nos Estados Unidos, provocando uma redução na produção e uso do insumo energia elétrica no Brasil e resto do planeta.