Conta de energia dos consumidores residenciais da CEMIRIM está entre as mais baixas do Brasil.
A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou neste mês de novembro o novo ranking das tarifas residenciais. Participam desta classificação 105 distribuidoras de todo o país, entre elas concessionárias e permissionárias.
O ranking das tarifas é divulgado todos os anos no próprio site da agência reguladora. É considerado apenas a tarifa sem os impostos, ou seja, não é contemplado tributos e outras taxas que fazem parte da conta de energia, tais como: ICMS, PIS/PASEP e Cofins, Taxa de Iluminação Pública e o adicional de Bandeira Tarifária.
Sobre a tarifa de energia elétrica
A competência em determinar o valor das tarifas praticadas por todo o setor elétrico brasileiro pertence ao Governo Federal, por meio da ANEEL. A tarifa custeia todas as etapas envolvidas da energia elétrica, que vai desde a produção da energia pelas usinas, a sua transmissão pelas linhas e redes, até a distribuição pelos postes. Está incluso também um valor para cobrir as despesas das empresas com as perdas não-técnicas, isto é, os furtos de energia conhecidos como “gatos”. A ANEEL faz a análise de todos estes custos para chegar ao valor das tarifas, e estes valores são reajustados anualmente.
A posição da CEMIRIM em 2021
De acordo com a Resolução Homologatória Nº 2.871, vigente à partir de 29 de maio de 2021, o valor da tarifa residencial (B1) praticado pela CEMIRIM é de R$ 0,537 por KWh, conferindo à empresa a ocupar as seguintes posições no ranking de tarifas mais baratas:
1º LUGAR |
Entre todas as 30 distribuidoras da região sudeste do país |
12º LUGAR |
Entre todas as 52 cooperativas permissionárias do país |
16º LUGAR |
Entre todas as 105 distribuidoras do país |
Nós da CEMIRIM nos sentimos orgulhosos em compartilhar esta notícia e isso comprova o quanto a diretoria, a administração e os colaboradores vêm se esforçando, ano após ano, para oferecer a qualidade, eficiência e excelência nos serviços prestados.
Confira o ranking das tarifas completo na página da ANEEL, clicando aqui.