Central de Atendimento: 0800.772.6995

Selo Procel chega às lâmpadas LED

Selo Procel chega às lâmpadas LED

procelQuando substituímos uma lâmpada incandescente de 60W por uma lâmpada LED que produza a mesma quantidade de luz, temos a oportunidade de obter uma economia na conta de luz de aproximadamente R$ 36,00 por ano, considerando um uso diário de 4 horas. As lâmpadas LED possuem muitas vantagens, dentre elas: tem vida longa, são  mais eficientes que as demais lâmpadas, são livres de mercúrio e, consequentemente, são de fácil descarte.
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) acaba de incorporar as lâmpadas LED ao portfólio do Selo Procel. Em relação às lâmpadas fluorescentes compactas, as lâmpadas LED com Selo Procel podem apresentar um consumo energético 35% menor. Se comparadas às lâmpadas incandescentes, a economia no consumo de energia pode superar os 80%, com durabilidade 25 vezes maior.
Para ganhar o Selo Procel, os fabricantes de lâmpadas LED têm de comprovar que o produto tem, no mínimo, 25 mil horas de vida garantida. Com uso médio de 4 horas por dia, esse tipo de lâmpada pode durar 16 anos. Outros requisitos exigidos para a concessão do Selo Procel são eficiência mínima de 80 unidades de medida lúmen por watt (80lm/W) e Índice de Reprodução de Cor 80 (IRC 80), o que equivale dizer que a luz é fiel à luz solar. A lâmpada LED ainda precisa de três anos de garantia para obter o Selo Procel.
Os critérios específicos para concessão do Selo Procel para lâmpadas LED, assim como a tabela com os produtos participantes podem ser acessados no Portal Procel Info (www.procelinfo.com.br).

Fonte: Procel