Central de Atendimento: 0800.772.6995

Horário de Verão 2015

Horário de Verão 2015

O horário de verão consiste em adiantar os ponteiros do relógio em uma hora do fuso horário local. A ideia surgiu no Brasil, pela primeira vez, em 1931 mas só foi adotada a partir do ano de 1985. Pelo decreto que adota a medida, o horário inicia-se sempre no terceiro domingo de outubro, no caso deste ano, começará na noite de sábado, dia 17 de outubro para o domingo dia 18 de outubro, e o seu término no terceiro domingo de fevereiro do ano consecutivo (neste caso, em 21 de fevereiro de 2016), exceto quando coincidir com o domingo de Carnaval.

De acordo com o Eng. José Eduardo Quintana – Gerente do Departamento de Distribuição, os consumidores de energia elétrica industriais e de grande porte, que dispõe de contrato de fornecimento da Tarifa Verde – Horária com a CEMIRIM, devem prorrogar 01 (uma) hora no início e fim do Horário de Ponta, durante a vigência do Horário de Verão.  A CEMIRIM tem 101 consumidores que se enquadram nessa tarifa e todos foram comunicados por meio de correspondências e e-mails.  Em caso de dúvida, é importante entrar em contato com a Cooperativa.

Quando começa e termina o Horário Verão?
Desde 2008, foi fixada a data de inicio e término do Horário de Verão no Brasil, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana).

Qual a vantagem do Horário de Verão?
Nesta época do ano é possível aproveitar a luz do sol por um período maior e, consequentemente, reduzir o consumo de energia elétrica, acentuado neste período, por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para um maior tempo de lazer ou para atividades comerciais, para a indústria, para o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

Em quais estados se aplica o Horário de Verão?
O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).

Como ajustar o início e o término do Horário de Verão?
No início do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo, você deve adiantar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para “uma hora”. Nesse ajuste você “perderá” uma hora do seu tempo.
No fim do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo você deve atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as “onze horas”.  Sendo assim, você ganhará uma hora do seu tempo.

Confira as dicas da Cemirim

SrMirinho