Segundo dados da AIE (Agência Internacional de Energia), o Brasil é o décimo maior consumidor mundial de energia elétrica. Nos últimos 10 anos, o consumo no país aumentou quase 38%, acima da média mundial, que foi de apenas 30% no período.
Apesar de significativo, o índice brasileiro ficou bem abaixo das taxas registradas pela China e pela Índia, que apresentaram um aumento de, respectivamente, de 153% e de 64%, de acordo com a agência.
O aumento crescente do consumo de energia é uma grande preocupação mundial.
Energia renovável
Apesar de estar no ranking dos dez maiores consumidores de energia, a AIE ressalta que o Brasil é um dos líderes mundiais na produção de energia hidrelétrica e de biocombustíveis, fontes de energia renováveis.
De acordo com a agência, 45% da energia total produzida no Brasil é originária de fontes renováveis, enquanto a média nos países ricos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de apenas 8%.
Em relação à produção de energia hidrelétrica, o Brasil é o segundo maior produtor mundial, atrás da China. As fontes de energias renováveis não hidrelétricas (como a solar e a eólica), em nível mundial, ainda representaram apenas 3% em 2009.
Mas a agência prevê que essa participação deverá aumentar para 15% em 2035 graças ao aumento dos recursos para desenvolver essas outras fontes, principalmente na União Europeia e na China.
Também segundo a agência internacional, 1,3 bilhão de pessoas no mundo ainda não dispõe de eletricidade.